domingo, 14 de dezembro de 2008

Vou mudar de local de blog...

É assim...após 2 anos no blogger.com, decidi mudar-me para outro local.
Não quer dizer que seja melhor ou pior. É apenas diferente.
Para que 2009 comece sob o signo da mudança. E, espero eu, para melhor.
Á meia duzia de leitores deste blogue que queiram continuar a acompanhar-me estarei aqui.
Aos outros, agradeço a vossa visita e...podem visitar-me mais pontualmente se quiserem. :D

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Reunião de Futuras Mamãs...

...e de outras que nem querem ouvir falar nisso!
Em casa do João e da Huga (que apesar das fugas de liquido amniotico teima em não ficar quieta) a malta reuniu-se para uma patuscada. Estavam presentes, para além de alguns amigos do João que não tive o prazer de ouvir falar, a Ró (mais uma futura mamã) e o Pedro, o Hugo (que julgo pensar no assunto) e a Neusa (que muda para o Benfica quando o tema é bébés). Apareceram mais tarde o Ed e a Mi (desconheço a opção de ambos mas tendo em conta a carreira de dança destes, só por acidente e não me parece que a Mi vá nessas coisas).
A Cátia, como se sabe, não pensa nisso e já tomamos uma decisão sobre o assunto: não vamos querer pensar nisso por agora.
Imaginem o cenário idilico: um sofá cá fora, com a Ró encostada a mim e ao lado da Cátia, o Pedro, o Hugo e a Neusa, sentados á nossa frente, cada um de nós a curtir a malga de sopa gentilmente cedida pela Huga, a falarmos de tudo...excepto crianças. Ah! Esqueci-me de referir o gelo que estava na rua e que nos obrigava a termos mantas sobre os joelhos...
Tudo corria bem...até que se falou de Dança de Salão. Dos bons tempos que todos passamos juntos, quando não havia pressão e a malta ainda se ria...a Cátia desconhecia essa realidade. Soube nesse serão que ainda era recordado em algumas aulas do "Mister" como um aluno que tive que também era assim...é verdade. Recordado, mas por motivos menos bons. Mas é bom saber que ainda se lembram de mim...como mau exemplo para um estilo atipico de dança que eu infelizmente protagonizava: o bowling ballroom style. Pelos vistos fui um percursor desse estilo pois pelo que soube hoje pratica-se ainda com mais intensidade e intencionalidade!!! A Cátia, confrontada com o facto de eu variadas vezes me incompatibilizar com algumas decisões do "mister" Bruno, sai-se com uma pérola: Ah e tal tu até és parecido com ele no feitio, no mau perder...têm feitios competitivos muito parecidos...
Foi o fim da noite para mim...eu ser parecido com aquele artista? Que por acaso respeito e admiro pelo que fez comigo (pelo menos o que de bom se pode aproveitar)? Já agora só faltou dizer que até éramos parecidos a dançar e tudo, com o mesmo estilo e tal...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Regigranja, um mês depois...

Há um mês que aconteceu a RegiGranja, a 3ª Feira da Granja. É durante o fim de semana de S. Martinho, quando possível. Este ano foi a 8 e 9 de Novembro. Temos as habituais vendas de artesanato local, a tasca dos caçadores e o restaurante improvisado, tudo dentro de uma Casa do Povo cada vez mais pequena para tanta gente. Se houver alguém da EDIA a ler isto, aconselho-os a investir seriamente nesta feira e a passá-la para a praça de toiros (devidamente coberta e a areia de Sevilha protegida, pois custou para cima de um balúrdio ao erário da Junta!) pois lá terão decerto mais espaço e poder-se-á expandir a feira para um nivel mais empresarial, digamos assim, podendo a Junta da Granja ganhar algo com tudo isso, seja em dinheiro, seja em futuros investimentos.
Desde o passeio a cavalo, patrocinado pelos locais que tinham os seus cavalos, até aos grupos corais lá da terra, todos estiveram bem. Incluindo o primo do outro, que mamou almoço e jantar á pala num dia e não apareceu no outro! Houve um regresso badalado em todas as rádios: os AC/DC. Mas ninguém referiu o reencontro dos Etc e Tal, 11 anos depois, dando um concerto até as 4 da matina, quando a musica já saia enrolada a toques de cerveja! É injusto!! Foi um autêntico Rock in Rio - Granja!!!
Entretanto, a Ti Mirita patrocionou o momento Azeite Gallo quando inadvertidamente, ao experimentar um canudo para ceifar (usado pelas ceifeiras alentejanas que assim evitavam cortar dedos juntamente com o trigo...), entalou o dedo, não entrando nem saindo, ficando com o canudo (por sinal bem trabalhado e que por acaso até lhe ficava bem) no dedo. Como que não o tirasse, houve quem estranhasse...e aqui o yours truly perguntou a Ti Mirita o que se passava ao que esta responde "epá...não sai...". Diagnóstico: Entalada! Vai daí chego-me ao pé da cozinha do restaurante e peço delicadamente um pouco de azeite. A senhora olha-me com um olhar estranho... e logo de seguida peço uma garrafa de água. Se a água não desse, punha-se azeite, pensei eu. Contudo a opinião geral das pessoas que estavam a assistir a tudo era que eu iria fazer uma benzedura, algo digno de alguém que lida com o sobrenatural. Pôs-se água, nada...nem passava de um lado para outro. Pôs-se o azeite, o mesmo resultado. Ideia peregrina: pego no telemóvel e ligo para o Ti Jaquim, que tinha ido a casa, avisando-o do acontecimento e para trazer um serrote. Ao ouvir isto, a Ti Mirita diz q o canudo começou a dar...e como que por milagre este sai, deixando-lhe o dedo mais ou menos roxo e toda a gente a rir.
Ah, e já me esquecia das castanhas assadas do sôr Zé, que estavam um espectáculo, e da barraquita dos doces caseiros e do grão com lebre da tasca dos caçadores. Enfim. Uma barrigada!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Perguntas que aguardam resposta...

A polícia americana descobriu uma quadrilha que planeava matar o candidato negro à presidência, Barack Obama. E agora, os cidadãos skinheads americanos serão bombardeados? Não são terroristas? Serão jogados em Guantánamo?

Uma senhora de 90 anos suicidou-se depois de ser despejada de sua casa, o único imóvel que tinha e cujas prestações estavam atrasadas. Isso aconteceu no país que se diz defensor mundial da democracia.A Lei é para todos? É... mais ou menos...

Quando o preço de uma matéria-prima sobe, os produtos derivados dela sofrem reajuste de preço - sempre para cima. Quando o preço da matéria-prima desce, não há reajuste no preço dos produtos, e ninguém faz nada... Alguém me explica porquê?

O limite de velocidade dos veículos poderia ter 100% de eficácia se, ao invés de implantar radares em cada esquina, as autoridades (tão preocupadas com nossas vidas!) exigissem que as montadoras não fabricassem veículos com capacidade de velocidade acima da determinada por lei.Ou não?

O governo se preocupa com o bem-estar da população. Tanto é verdade, que nos multa se não usarmos cinto de segurança, que nos proíbe de fumar em ambientes fechados, nos prende se usarmos drogas ilícitas ou se formos "apanhados" fazendo sexo em ambiente público (mesmo que seja atrás da moita, escondidos de olhares curiosos). Por outro lado, estudiosos já detectaram o quanto o trabalho causa stress. Por quê o governo não nos proíbe de trabalhar, então? Reivindico reforma antecipada com o vencimento a 100% ao trabalhador stressado!

Vou numa loja de CDs num Centro Comercial e encontro um CD infantil original por € 14,00, oito músicas. Vou á feira dos ciganos e encontro o mesmo CD por € 5,00. E aí eu fico perguntando: como é que é possivel classificar a pirataria como crime e achar que isso vai resolver tudo? Não era mais fácil usar de justiça na elaboração do preço do produto?

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Um regresso ao lugar do crime...

Este fim de semana fui para a Ericeira mais a Cátia como parte das comemorações do nosso casamento. A Ericeira em si não tem assim nada de especial, mas para mim foi um marco na história do meu passado recente. Foi lá que se deu o meu 25 de Abril...foi lá que o “anterior regime” conheceu o inicio do seu fim. Eu olhei para a Ericeira neste fim de semana com outros olhos. Lá aconteceu algo que mudou a minha maneira de ser e estar, de abordar a vida com outro sentimento. Foi lá que uma outra pessoa me marcou para sempre. Ela não lerá este post, mas daqui lhe agradeço o abanão que esta deu ao meu ser.. Após alguns dias de conversa na Net, eu e ela combinamos encontrarmo-nos no fim de semana anterior ao Carnaval...há 6 anos. Esse alguém ficou em S. João das Lampas em casa de uma prima e eu tinha uma exibição nesse fim de semana. No fim da exibição, abalei a correr como já era hábito (as acções da TMN dispararam em flecha nessa noite, caro Pedro...) portanto ninguém estranhou...A Paula, que dançava comigo, desconfiou mas...
Abalei para lá, fui buscá-la como combinado e fomos para a Ericeira. Essa noite de sábado estava muito enevoada e por lá ficamos num pequeno bar, até este fechar. Mulher do Norte não se rende ao frio e lá fomos, pela calçada á beira mar, junto ao Hotel da Ericeira (o Vila Galé) e falamos sobre tudo: a vida, o amor e a falta deste, Billie Holiday (favoritissima dela), Ryupin e as Danças de Salão. Horas de imensa e intensa conversa que fluiam como nunca tinham fluido. E nessa noite, nessa calçada á beira mar, encobertos pelo nevoeiro sebastiânico que cobria a vila, aconteceu, com o mar e o nevoeiro como testemunhas. Nessa semana ainda estivemos mais algumas vezes, com longos serões de conversa. Eu sentia-me bem com ela e não sentia ponta de remorso pelo que fazia. Ela sabia que eu namorava mas isso não era impedimento para nenhum dos dois... Quando nos despedimos, ela confessou-me que nunca tinha vindo tão longe para um engate mas que tinha valido a pena. Ela veio de Braga...um misto de satisfação e tristeza invadiu-me pois embora tenha apreciado o elogio não a tinha como um engate. Hoje, posso agradecer a ela o facto da minha vida ter levado a volta que levou e de ter a mulher que tenho actualmente. Dela perdi completamente o rasto... Tenho pena. Queria continuar a ser amigo dela, falarmos de tudo o que falamos há anos...e agradecer-lhe pessoalmente tudo o que ela fez por mim. Obrigado Ninha. :)

sábado, 1 de novembro de 2008

Marx lucra com a crise!

Parece anedota mas é verdade! A crise financeira deu um inesperado fôlego às vendas do livro O capital, o clássico do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883).
A obra voltou a ser um best seller na Alemanha, num fenómeno claramente atribuído ao debate em torno do capitalismo, deflagrado pelo recente colapso global. Segundo a editora Karl-Dietz, a tiragem esgotou nesta semana, depois das vendas da obra quintuplicarem! O livro, passou de uma média de vendas anual de 500 exemplares para 24 mil...
Ainda segundo a editora da obra, os principais compradores são jovens entre 20 e 25 anos. Desde 1946, foram impressos e comercializados cerca de 1 milhão de exemplares da bíblia do mentor do socialismo científico e do comunismo. Mas ultimamente, a procura da obra estava praticamente parada.
Se Marx vai bem, a sociedade vai mal, teoriza o responsável pela editora... Confesso que sou simpatizante da causa comunista mas infelizmente não partilho da opinião deste senhor. Considero um forte sinal de que as pessoas procuram ter uma outra visão do regime que actualmente é o regime vigente. Pode ser injusto, mas é o único que se aguenta, ao contrário do que defendo...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Um longo desabafo

Tenho de falar. Não ando muito bem. A minha cabeça anda num corropio, tenho tido alguns azares ultimamente. Alguns acidentes menores em trabalho, fisioterapia ao ombro que nunca mais acaba e esta coisa anda na mesma. Tenho o cérebro(?) a trabalhar a 1000 a hora...Parece que trabalha em vazio. Acho que isto será falta de trabalho mental. Hoje descubro algo que me deixa chocado: andei 4 anos (não foram 4 dias...) a "bater" e a enxovalhar a pessoa errada! Tudo bem, prejudicou-me a nivel profissional e conseguiu acabar com o pouco que tinha de saúde mental...tudo bem? Tudo bem o tanas! Só Deus (e a minha Cátinha) sabem o que penei. Mas em conversa com um camarada amigo do purgatório (nome simpático para a minha anterior secção) descubro algo...então não querem ver que marrei contra o gajo errado durante mais de 1700 dias? Tudo bem, era o chefe...e como se viu, atirei-me a ele como gato ao bofe. Erro táctico, tendo em conta que se ele é o chefe...mas adiante. Soube coisas dele a nivel profissional que, tendo em conta o nosso passado "suicida" (em colisão constante), me deixaram deveras surpreendido. Pela positiva.
Algo provocou a aversão á minha pessoa que ele visivelmente ostentava. E que eu replicava com orgulho. Como dizia a música da Monica Sintra afinal havia...outro! Que, na sombra, manobrou a seu bel-prazer esta quezilia, tendo provavelmente ganho algo com isso. A minha anterior secção perdeu claramente com a guerra...mas eu ganhei. Ganhei e neste momento sinto-me bem a nivel profissional. Mas há apenas uma questão que me incomoda: Qual terá sido o ganho de quem me referenciou como origem de todos os males ao Chefe de Serviço? Que seria um mau profissional? Que era marginal, pinante e não queria fazer nenhum? Ganhou ele mais crédito perante os outros? Espaço para aparecer já que se reduzia a quase nada a sua presença? Não sei. Naquela Casa, a inveja por alguém que procura subir pelo seu mérito é caso comum...subir ou trabalhar em locais melhores.
Compreendo agora, passados quase 2 anos da minha saída, a posição do Quadrado: não ter gente para trabalhar na Secção e lidar com alguém que achas que é tão "moinante" como os outros, ou pior; alguém que te tem um ódio inexplicável, pelo menos no teu ponto de vista, alguém que se recusa a colaborar porque tem uma mazela antiga e que, segundo o prisma de visão do Quadrado, é pura e simplesmente fita, pois foi-lhe dito que esse alguém é marginal; esse alguém que todos os anos era "queimado" nas apreciações e fazia gala do facto de reclamar perante os superiores dos chefes, "gozando o prato" quando o Quadrado e o Babyface eram chamados ao Rotweiller para se justificarem perante as afirmações que constavam na reclamação; alguém que te denegria perante toda a gente sem pejo algum.
Eu sei que ele não lerá isto.Mas a minha honestidade e consciência não me dão sossego. Gostaria de um dia poder falar com ele, enterrar de vez o machado de guerra, já que não consegui arrancar-lhe o escalpe e poder saber quem me tramou. Falar com ele...mas não dispensarei de levar uma marreta de quilo. Just in case...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Magalhães - o mais escandaloso golpe de propaganda do ano!

Os noticiários abriram há dias, com pompa e circunstância, anunciando o lançamento do Primeiro computador portátil português, o Magalhães.
A RTP refere que é um projecto português produzido em Portugal.
A SIC refere que é um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel e que a concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnologico.
Na realidade, só com muito boa vontade é que o que foi dito e escrito é verdadeiro. O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon!
As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o Magalhães é algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade. Felizmente, existem alguns blogues atentos...
Na imprensa escrita salvou-se, que se tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário: Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto.
Pelos vistos, o jornalista Filipe Caetano foi o único a fazer trabalho de investigação em vez de reproduzir o comunicado de imprensa do Governo.
O criador do MIT Media Lab criou esta inovação, o portátil de 100 dólares... A ideia é destruir os esforços de Negroponte para o OLPC.
A Intel foi um dos parceiros até ver o seu concorrente AMD ser escolhida como fornecedor. Saiu do consórcio e criou o Classmate, que está a tentar impor aos países em desenvolvimento.
Sócrates acaba de aliar-se, SEM CONCURSO, à Intel, para destruir o projecto de Negroponte. A JP Sá Couto, que ja fazia os Tsumanis, tem assim, SEM CONCURSO, todo o mercado nacional do primeiro ciclo.
Tudo se justifica em nome de um número de propaganda política terceiro-mundista!
Para os pivots (ex-jornalistas?) Rodrigues dos Santos ou José Alberto Carvalho, o importante é debitar chavões propagandísticos em vez de fazer perguntas.
Se não fosse a blogosfera - que o ministro Santos Silva ainda não controla - esta propaganda não seria desmascarada. Os jornalistas da imprensa tradicional têm vindo a revelar-se de uma ignorância, seguidismo e preguiça atroz...

[Fonte: Portugal Diário, entre outros]

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Em busca de um novo James Bond

Os serviços de inteligência britânicos estão a recorrer ao Facebook para recrutar pessoal, de acordo com o Foreign Office, acrescentando que o MI6 publicou anúncios de emprego naquela rede social. A campanha aberta de recrutamento dirige-se aos talentos que representem a sociedade britânica de hoje em dia, explicou um porta-voz do Ministério dos Assuntos Exteriores do Reino Unido, adiantando que são utilizador vários canais para apresentar as oportunidades na organização. O MI6 começou em Abril de 2006 a contratar abertamente profissionais na rádio e nos jornais, assim como através do seu site oficial, onde se pode preencher um formulário online de disponibilidade. A Internet tem sido um meio muito utilizado pelos espiões de todo o mundo, principalmente através das redes sociais. Um exemplo disso foi a criação de um site de relacionamentos para os 16 organismos de inteligência dos EUA, o A-Space, que permite a partilha de informações confidenciais entre os agentes. Em 2004, os serviços secretos israelitas, Mossad, abriram um portal, que permitia apresentar electronicamente dezenas vagas de emprego, desde cargos para engenheiros ou técnicos na área da mecânica, até motoristas de autocarros ou camareiros.

[Fonte: Diário Digital]

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Socializando o prejuízo

A Folha de S. Paulo publica hoje uma entrevista com o economista Eduardo Gianetti sobre a crise global. Gianetti "humaniza" o tema e toca na ferida:

Quando os banqueiros estavam ganhando muitos milhões de dólares, tudo era privado e particular. No momento em que esses banqueiros e esses grandes investidores perdem milhões, vem o governo e nacionaliza, “jogando a conta” para as gerações futuras. Tem alguma coisa profundamente errada do ponto de vista ético nesse sistema. É uma assimetria inaceitável de tratamento de ganhos e perdas.

Pelos vistos parece que no Brasil já se aperceberam do que realmente se passa a nível mundial...E o que tem sido feito para contrariar esta tendência? Pelo que vejo, nada...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Nova Biblioteca Nacional da China

Não, a megalomania arquitectónica da China não arrefeceu depois dos Jogos Olímpicos. Foi inaugurada em Pequim a terceira maior biblioteca do mundo, com uma área de 80.000 metros quadrados, 2900 lugares sentados para leitura e 460 computadores com acesso a Internet e ainda oferece acesso a wireless. E, para não variar, o edificio promete ser um case study de arquitectura: O tecto - um longo rectângulo de 120 metros de comprimento em aço e vidro que permite o uso da luz natural em boa parte do tempo - é a marca do novo prédio da Biblioteca Nacional da China numa obra recebeu investimentos na ordem dos 200 milhões de dólares. A Biblioteca passou para o top3 (terceira maior do mundo) com a nova construção. O antigo prédio, que não pôde sofrer restauro aprofundado por ser património nacional, guarda os tesouros da instituição e só pode receber visitas de académicos e pesquisadores. Os usuários podem usar leitores de livros digitais em PDA's para aceder aos mais de 200.000 GB de arquivo digital da instituição. A base do prédio é em pedra - mas o revestimento interno da principal sala de leitura, de três andares, é de madeira, como nas antigas bibliotecas. O escritório de arquitectura alemão Engel e Zimmermann, que desenhou a obra após vencer um concurso internacional, projectou um prédio para 12 milhões de livros, ainda que a biblioteca tenha sido aberta com 600 mil. “A obra tem a capacidade para o crescimento da biblioteca nas próximas três décadas”, diz o bibliotecário-chefe, Zhan Furui. No último andar, que possui centenas de jornais e revistas para consulta, não há uma única publicação estrangeira. Também não há nenhum livro em inglês na nova biblioteca. Apesar da modernidade, a nova biblioteca mantém a política de controle de informação. A censura proíbe livros que falem sobre a repressão na Praça da Paz Celestial ou no Tibete, ou sobre a seita Falun Gong. Livros que tratem de sexo e erotismo são proibidos e chamados de “poluição espiritual”.

Como curiosidade: Devido á censura estima-se que 60% dos livros que circulam na China sejam piratas. Calcula-se que haja cerca de 4.000 editoras clandestinas.

domingo, 21 de setembro de 2008

Miradouro Summer Sessions

Na sequência da tourada, onde a tradição manda que se mate o touro nesse mesmo dia logo após a mesma para que se coma a carne nessa noite, há varios locais onde se colocam varios toros de madeira, de forma a fazer daquilo um enorme braseiro para assar ali a carne, e assim, todos possam conviver, em mesas na rua, comendo e bebendo até altas horas. Há variedades, e á meia noite fogo de artificio.
Este ano houve novidade nas variedades, tendo sido convidado um grupo espanhol para abrilhantar a festa. Eram bons e tal...Mas a festa não fica por aqui. Para os menos jovens, a festa terminou quando acabou a comida e o vinho...para os outros a festa terminou no Miradouro-Bar, o antigo bar do João Pedro. Está fechado mas abriram a parte do quintal para a festa. Instalaram 2 barzitos e tá feito. Eu digo-vos uma coisa: Quem diz que o Sasha é que é e tal, e que é o tal sitio fashion e assim, esqueçam. Quem diz isso não conhece o Miradouro-Bar! Ontem á noite estava um calor tremendo, parecia uma noite de inicio de Verão, 23 graus as 2 da matina...e era ver as colunas no quintal a debitar largos decibéis, audiveis em toda a aldeia, completamente apinhado de gente literalmente ás camadas, num local que, se fosse aqui nas redondezas, teria direito a larga publicidade. A cerveja fluia a rodos onde todos se divertiam aos mais recentes sons puntch-puntch da moda, algo que faria o SashaBar corar de vergonha.
A festa durou até ser dia. E para o ano estou lá.Para mais um Miradouro Summer Session!

Tourada na Granja

Este sábado houve tourada na Granja. Tourada mesmo, numa arena própria, com toureiros e tudo. Lá fui eu mais a Cátia e os pais dela (o meu sogro é de lá) e mais umas centenas de pessoas para a pequena arena da Granja assistir á tourada da festa lá do sitio, como todos os anos. Não é como ir ao Campo Pequeno, nem tem nada a haver com essas touradas transmitidas na TV. Os toureiros, sabendo que há TV a filmar, têm uma atitude diferente. Sério.
Confesso que não percebo muito de tourada mas é um espectáculo diferente. Também não compreendo o porquê de haver tanta gente contra a tourada. Eu acho que deveria ser como em Espanha: o touro seria morto logo na praça, para pôr fim ao sofrimento do animal...mas adiante.
Aquela malta dos forcados devem ser passados do juizo, de certeza. Então há 8 gajos a meterem-se a frente de um animal acossado, com cerca de 300 kg no minimo, para o agarrarem de frente? E o maluquinho sou eu? Ah pois é...
Mas o que realmente me chamou a atenção para aqueles gajos foi o facto de não desistirem. Mesmo indo pelo ar, ensanguentados, ou levando marrada de criar bicho capaz de lhe partir ossos, eles voltavam sempre para mais! E com roupa toda esfrangalhada metiam dó...entravam tão bem vestidos para sairem todos rotos...
Nesta pequena praça perdida nos confins de Portugal, perto de Espanha, a tourada é motivo de orgulho para os locais. E se nas corridas que vemos na TV, vemos flores a serem lançadas para a arena, aqui...vê-se minis e latas de Sagres a serem lançadas ao forcado que agarrou o touro pela cabeça. São modas...mas e se a moda chega a Lisboa? Acho que seria bem melhor para o forcado, que agradeceria a gentileza.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Festival da Canção, versão Ásia

Parece tanga mas não é. Segundo a BBC, uma versão asiática do Festival da Eurovisão deverá ter lugar no próximo ano. A competição deverá inicialmente envolver 15 países, incluindo India e China, com uma série de eliminatórias regionais e nacionais culminando numa grande final. Diversos países expressaram o seu interesse em organizar a final, que poderá ser vista por cerca de 500 milhões de pessoas. Os organizadores do Asiavision (primo do Eurovision) dizem que a língua universal da música ajudará a aproximar os povos.
O leque de países interessados na prova inclui Tailândia, Vietname, Indonésia, Japão, Paquistão e as Filipinas. Myanmar, Coreia do Sul, Formosa, Laos, Macau, Hong Kong e Singapura são igualmente candidatos a participar neste evento.

Andreas Gerlach, o lider da Asiavision, a companhia que comprou o formato da competição Eurovisão para a Ásia, afirma que esta competição é "feita á medida" para a região. Estas nações amam a musica popular e têm um orgulho nacional muito forte. Este festival é uma competição amigável entre culturas.

O festival da Eurovisão teve a sua primeira edição em 1956. Este ano o evento foi ganhado por Rússia.

A modos que portanto...iremos um dia ouvir certas musicas deste festival de deixar a malta de olhos em bico.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A malta só ri da desgraça...

Com a dúvida de possíveis ondas de choque do aperto da AIG nas contas do Manchester United, patrocionado pela gigante seguradora norte americana, já circula entre operadores de bolsa uma versão, vá lá, menos abonatória da camisola do clube do 7 mais famoso do Mundo, o nosso (salvo seja) Cristiano Ronaldo. A brincadeira coloca como (suposto) novo patrocinador a Reserva Federal (FED), banco central dos EU da A, que autorizou ontem um empréstimo de socorro de 85 mil milhões de dólares para evitar a falência da AIG.
Pelos vistos, apesar da situação tensa que se vive no mercado, esse povo do mercado não perdeu de todo o bom-humor. Ou está mesmo muuuuito nervoso...

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Só pra rir um bocadito :)

Ora boas para todos! Tenho andado um bocado afastado das lides da escrita, mas enfim...tenho tido algumas preocupações que me fizeram afastar a inspiração. Com tudo mais ou menos encaminhado, anuncio que deverei partir para férias este mês, lá pra dia 9 ou 10 de Agosto, mantendo assim em suspense os 2 ou 3 leitores assiduos do meu blogue.

Deixo-vos um futuro clássico que, espero eu, apreciem tanto como eu o apreciei.

Sócrates discursava para algumas centenas de militantes socialistas na Pavilhão de Portimão quando, de repente, aparece Jesus Cristo baixando lentamente do céu.
Quando chega ao lado de Sócrates, diz-lhe algo ao ouvido.
Então Sócrates, dirigindo-se à multidão, diz:
- Atenção camaradas! O camarada Jesus Cristo está aqui, e quer dizer-vos umas palavras!
Jesus pega o microfone e diz:
- Povo português, este homem aqui ao lado, o Primeiro Ministro Sócrates, não vos tem dado o 'pão do conhecimento' da mesma forma que eu fiz?
Os socialistas respondem:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!
- Não é verdade que, assim como eu multipliquei os pães e os peixes para dar de comer a todos, este homem inventou os aumentos de 5 e de dez cêntimos nas pensões, para que todos pudessem se alimentar?
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiim!, responderam os militantes.
- Não é verdade que este homem, José Sócrates, reformulou o Serviço Nacional de Saúde, assim como eu curei os enfermos e tratei os pobres e desfavorecidos?
O povo grita:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiim!
- Não foi, também ele, traído por companheiros de partido, assim como eu fui traído por Judas?
Os socialistas gritaram ainda com mais força:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!
- Então, do que é que estão à espera para crucificar este tipo???!!!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Isto assim vai lá....

O Governo democrático e maioritário do PS tem por hábito quando é confrontado com realidades, apontar os canhões para o PSD, seu parceiro do «Bloco Central de Interesses».

Mas agora, todos ficam a saber : os que têm iates e embarcações de recreio que através do Artº 29 do Cap.II da Portaria 117-A de 8 de Fevereiro de 2008, beneficiam de gasóleo ao preço do que pagam os armadores e os pescadores.

Assim todos os portugueses são iguais perante a Lei, desde que tenham iates...

É da mais elementar justiça que os trabalhadores e as empresas que tenham carro a gasóleo o paguem a € 1,42 e os banqueiros e empresários do 'Compromisso Portugal' o paguem a € 0,80 e é justo, porque estes não têm culpa que os trabalhadores não comprem iates!!!

sábado, 21 de junho de 2008

Para casa mais cedo ou manda saudades que cá não deixas nenhumas!

Não, não é uma campanha de prevenção da Segurança Rodoviária, nem tampouco uma frase retirada de um qualquer botequim de ocasião. Foi o que aconteceu com a nossa selecção de futebol no Europeu da modalidade, organizado em simultaneo pela Suiça e pela Austria.

Scolari foi traído pelo seu minino com voz de menina. Aquilo não se faz. De facto, ter um padrinho que o defende contra ventos e marés durante 5 anos e meio e depois dar-lhe estas pagas...é tipico de português. O sueco do apito tinha um qualquer problema também com alguns lances em que os portugueses eram vitimas: alguma cegueira selectiva? Talvez, mas isto de falar depois de perder é suspeito. Tem que haver sempre um culpado,a culpa não pode morrer solteira....
Mas adiante. Portugal desta vez perdeu com a Alemanha, uma senhora de respeito e não com uma intragável Grécia ou mesmo com a jurássica França. Mesmo que a Alemanha não jogasse nada iria sempre ter a hipotese de não perder o jogo, pelo menos logo assim de repente. Sempre foram uma grande potência, mesmo não tendo grandes jogadores. Lá estou eu a desculpabilizar os Tugas...não pode ser. Portugal ganhou bem o respeito dos grandes da Europa com bons resultados e boas exibições.
Continuando. Com a saida do Scolari,a selecção de Portugal corre o risco de ficar de novo á mercê da vontade dos presidentes dos clubes em escolher um treinador que sirva melhor as suas vontades do que as necessidades da Selecção. É um facto que apenas depende do Dr. Madail para não acontecer mas não estou a ver um treinador independente português para a Selecção. Hoje li o nome de Jorge Jesus (!).Já estou a especular...vamos lá ver se paro com isto...
Conclusão que retiro deste Europeu: Apesar de achar que o Sr. Scolari foi profissional, também considero que se terá vendido, precipitando-se a sair mais cedo que o previsto. O discurso dele mudou significativamente assim que a Alemanha foi derrotada pela Croácia. O anuncio da saída foi feito com o proposito de preparar toda a gente para o que ai vinha. Ele foi profissional até saber que a Alemanha se cruzaria no nosso caminho. Entre estas e outras atitudes, deveremos lembrar que foi ele quem fez com que Portugal fosse visto como uma selecção respeitável, capaz de se bater ombro a ombro contra os melhores. Só não lhe desejo boa sorte no Chelsea (apesar de ser meu clube de eleição em Inglaterra desde que me lembro) porque não gostei da atitude dele perante nós.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Uma nova adição ao blogue

Se estiverem atentos, vão reparar que por baixo do meu perfil tenho lá uma musicazita. Pois está lá porque achei piada...nunca tinha nunguém expressar tão bem o que pensa sobre um treinador de futebol, neste caso o Paulo Bento.

Ouçam essa pérola e depois digam qualquer coisa aqui ao piqueno... :D

[Em tempo: a pedido de varias familias, retirei a musica. Pois os espanhóis do Benfas também nos dão agruras...]

domingo, 8 de junho de 2008

Cultura é bom mas sendo demais...

Aqui há uns tempos atrás deu-me a curiosidade de saber o significado de variadíssimas palavras e a sua origem. Descobri esta autêntica "caixa de Pandora" na palavra anfitrião.

Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena,a mãe de Hércules. Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena, e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para montar guarda no portão. Uma grande confusão foi criada, pois evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus, e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma mulher escolhida por um Deus. Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de aquele que recebe em casa.

Temos portanto, uma conclusão terrivelmente lógica: anfitrião não é mais do que um sinónimo para CORNO MANSO E FELIZ!
Conclusão disto: Cultura é bom, mas sendo demais, é uma merda!
Corolário de Pandora: Cuidado quando vos chamam de anfitriões...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

EMBRULHA!


Não é minha esta imagem...é de um outro blogue da concorrência. Mas garantidamente está um espectáculo!
Dá-me um certo gozo ver que estes rapazotes foram punidos pelas trafulhices esquemáticas e corruptas do Papa Pinto da Costa. Enquanto a UEFA não decide a favor deles (sim eu ainda acredito nestas coisas!) deixem-me gozar o prato. A mim e a pelo menos mais 6 ou 7 ou mesmo 8 milhões de adeptos!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Não há cartelização dizem eles!!!

Ele há coisas que me deixam maluco...ora vejam lá se isto é alguma coisa...transcrevi esta pérola deste sitio...

«Não há cartelização de preços», diz Autoridade da Concorrência
Não há um acordo entre os operadores que actuam no mercado português, nem abuso de posição dominante pela Galp Energia. O preço só é mais caro em Portugal do que em Espanha devido ao peso dos impostos.

«Não encontrámos indícios de que tenha havido qualquer entendimento ilícito entre dois ou mais operadores do sector e não encontrámos porque a informação está disponível e todos sabem os preços de cada um e os preços internacionais», sublinhou Manuel Sebastião, presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), que falava numa audição na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional onde apresentou uma síntese dos resultados da investigação aos preços dos combustíveis pedida pelo ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho.

Segundo Manuel Sebastião, a AdC procurou identificar comportamentos ilícitos, «mas não conseguiu».
«Num mercado em que os preços nacionais antes de impostos são fortemente determinados pelos preços internacionais e uma vez que todos conhecem o que os outros fazem, os operadores tendem a adoptar um paralelismo de comportamento», justificou.«Não encontrámos indícios e o paralelismo [de preços] resulta de uma adaptação ao mercado», reforçou Manuel Sebastião, concluindo que não houve infracção ao Artigo 4º da lei da Concorrência consagrado às Práticas Proibidas. Quanto à Galp ter uma posição dominante, Manuel Sebastião afirmou que a AdC questionou se haveria violação do Artigo 6º da lei da Concorrência, que proíbe o abuso de posição dominante.
«Não identificámos indícios que apontem para a não verificação da correspondência razoável entre os preços por grosso e a retalho face ao aumento dos custos da matéria-prima. Não havia indícios de prática de preços excessivos por parte da Galp», frisou.

A culpa é dos impostos


A AdC concluiu assim que o preço médio da venda ao público dos combustíveis só é mais elevado em Portugal devido ao peso dos impostos.«Constata-se um diferencial estatisticamente nulo do preço médio de venda ao público antes de impostos daqueles combustíveis entre Portugal e Espanha», diz o estudo. De acordo com o relatório, a principal componente da formação dos preços de venda ao público em Portugal é a carga fiscal (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e IVA) que corresponde a 59,2% do preço da gasolina 95 e a 47% do preço do gasóleo. O preço à saída da refinaria representa, no caso da gasolina, cerca de 31,4% do preço e no caso do gasóleo cerca de 42,2%, enquanto a componente retalhista corresponde a cerca de 8%do preço do primeiro combustível e 9,2% do segundo. Para o preço de venda ao público, contribui ainda a armazenagem e o transporte que equivalem a 1,4% na gasolina e a 1,6% no gasóleo.
Retirada a componente fiscal, diz a AdC que cerca de 80% dos preços de venda ao público da gasolina e do gasóleo deve-se ao preço à saída da refinaria, não excedendo a componente logística - armazenagem e transporte - 3,5% deste preço.


...e ainda querem que eu acredite nestes sacanas....Não há cartelização mas se um sobe o preços os outros também os sobem! E isso é que é a concorrência e a autoregulação do mercado??? Parafraseando um grande pensador da nossa praça, "e o burro sou eu???"

segunda-feira, 2 de junho de 2008

...e agora o Europeu....

Devo de ser das poucas pessoas, para além da D. Ermelinda da pastelaria e do Sr. Eurico do rés do chão esquerdo do prédio da frente, que ainda não opinou sobre a Selecção.
E, como cidadão alerta e atento e português típico (o que só fala mal dos outros e o que ele faz é que está sempre correcto) vou então opinar sobre a equipa de todos nós.

É um facto: Scolari deve ter alguma ligação muito forte com o Ricardo (da voz fininha que ainda vai acabar a fazer as dobragens dos desenhos animados do Rato Mickey em Espanha). Com o Ricardo ou com a respectiva cara metade...mas isto sou eu a mandar bocas ordinárias pró ar. Eu estou cá desconfiado que se o Ricardito tivesse uma perna engessada ao peito era convocado na mesma. Em relação aos restantes, bem... poderia começar logo pelo Petit, pelo Hélder Postiga e ainda pela Lurdes (para quem não sabe, é o Nuno Gomes). O Figo ainda fazia uns 45 minutos de nivel e ajudava esta selecção pois não há um lider experiente, visivel, com tarimba de altissima competição...Eu, na minha humilde e gratuita opinião, acho que a nossa Selecção peca por verdura, que é como quem diz, são um bocadito tenrinhos para aquelas andanças...

Mas para ver essas coisas tá lá o amigo do "Murtosa", o shôr Scolari, o tal que um dia dizia "...e eu é que sou burro? E eu é que sou ruim?", capaz de tudo, inclusive bater num sérvio durante um jogo de qualificação para o Campeonato da Europa que se ia atirar ao "minino" Quaresma.

Desta rapaziada espero o melhor possivel para eles...de preferência que apanhem a Grécia na final e façam deles os "cabeçudos" da nossa festa.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Curiosidades....

Os Três Reis Magos:
O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.
O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.
O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo:
1 - As Pirâmides do Egipto
2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilónia
3 - O Mausoléu de Halicarnassos (ou o Túmulo de Máusolo em Éfeso)
4 - A Estátua de Zeus, de Fídias
5 - O Templo de Artemisa (ou Diana)
6 - O Colosso de Rodes
7 - O Farol de Alexandria.

As 7 Notas Musicais
A origem é uma homenagem a São João Baptista, com seu hino :
Ut queant laxis (dó) - Para que possam
Re sonare fibris - ressoar as
Mira gestorum - maravilhas de teus feitos
Fa mulli tuorum - com largos cantos
Sol ve polluit - apaga os erros
La bii reatum - dos lábios manchados
Sancti Ioannis - Ó São João

Os Sete Pecados Capitais
Eles só foram enumerados no século VI, pelo papa São Gregório Magno (540-604), tomando como referência as cartas de São Paulo
Gula – Avareza – Soberba – Luxúria – Preguiça – Ira – Inveja

As Sete Virtudes
Para combater os pecados capitais
Temperança – Generosidade – Humildade – Castidade – Disciplina – Paciência – Caridade

Os Sete dias da Semana e os "Sete Planetas"
Os dias, nos demais idiomas - com excepção da Língua Portuguesa - mantém os nomes dos sete corpos celestes conhecidos desde os babilónios:
Domingo - dia do Sol
Segunda - dia da Lua.
Terça - dia de Marte
Quarta - dia de Mercúrio
Quinta - dia de Júpiter
Sexta - dia de Vénus
Sábado - dia de Saturno

As Sete Cores do Arco-Íris
Na mitologia grega, Íris era a mensageira da deusa Juno. Como descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, deu origem à palavra arco-íris. A divindade deu origem também ao termo íris, do olho.
Vermelho – Laranja – Amarelo – Verde – Azul – Anil – Violeta

Os Dez Mandamentos:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o Seu Santo Nome em vão
3º Guardar os sábados
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não furtar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias

Os Doze Meses do Ano
Janeiro: Homenagem ao Deus Janus, protector dos lares
Fevereiro: Mês do festival de Februália (purificação dos pecados) em Roma;
Março: Em homenagem a Marte, Deus guerreiro;
Abril: Derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
Maio: Acredita-se que se origine de Maia, deusa do crescimento das plantas;
Junho: Mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
Julho: No primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
Agosto: Inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
Setembro: Era o sétimo mês. Vem do latim septem;
Outubro: Na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
Novembro: Vem do latim novem (nove);
Dezembro: Era o décimo mês.

Os Doze Apóstolos
Simão Pedro – Tiago (o maior) – João – Filipe – Bartolomeu – Mateus – Tiago (o menor) – Simão - Judas Tadeu – Judas Iscariotes – André – Tomé
Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

Os Doze Profetas do Antigo Testamento
Isaías – Jeremias – Jonas – Naum – Baruque – Ezequiel – Daniel – Oséias – Joel – Abdias – Habacuque – Amos

Os Quatro Evangelistas e a Esfinge
Lucas - representado pelo touro
Marcos - representado pelo leão
João - representado pela águia
Mateus - representado pelo anjo

Os Quatro Elementos e os Signos
Terra - Touro – Virgem – Capricórnio
Água - Câncer – Escorpião – Peixes
Fogo - Carneiro – Leão – Sagitário
Ar - Gémeos – Balança – Aquário

As Musas da Mitologia Grega
a quem se atribuía a inspiração das ciências e das artes
1 – Urânia - astronomia
2 – Tália - comédia
3 – Calíope - eloqüência e epopéia
4 – Polímnia - retórica
5 – Euterpe - música e poesia lírica
6 – Clio - história
7 – Érato - poesia de amor
8 – Terpsícore - dança
9 – Melpômene - tragédia

Os Sete Sábios da Grécia Antiga:
1 – Sólon, 2 – Pítaco, 3 – Quílon, 4 – Tales de Mileto, 5 – Cleóbulo, 6 – Bias, 7 – Períandro

Os Múltiplos de Dez
Os prefixos usados em Megabytes, Kilowatt, milímetro...
Yotta Y = 1024 = 1.000.000.000.000.000.000.000.000
Zetta Z = 1021 = 1.000.000.000.000.000.000.000
Exa E = 1018 = 1.000.000.000.000.000.000
Peta P = 1015 = 1.000.000.000.000.000
Tera T = 1012 = 1.000.000.000.000
Giga G = 109 = 1.000.000.000
Mega M = 106 = 1.000.000
Kilo k = 103 = 1.000
Hecto h = 102 = 100
Deca da = 101 = 10
Uni = 100 = 1
Deci d = 10-1 = 0,1
Centi c = 10-2 = 0,01
Mili m = 10-3 = 0,001
Micro µ = 10-6 = 0,000.0001
Nano n = 10-9 = 0,000.000..001
Pico p = 10-12 = 0, 000.000.000.001
Femto f = 10-15 = 0,000.000.000.000.001
Atto a = 10-18 = 0,000.000.000.000.000.001
Zepto z = 10-21 = 0,000.000.000..000.000.000.001
Yocto y = 10-24 = 0,000.000.000.000.000.000.000.001
Hexa deriva da palavra grega "hexa" que significa "seis"
Penta deriva da palavra grega "pente" que significa "cinco"
Tera do grego "téras" que significa "monstro"
Giga do grego "gígas" que significa "gigante"
Mega do grego "mégas" que significa "grande"
Hecto do grego "hekatón" que significa "cem"
Deca do grego "déka" que significa "dez"
Deci do latim "decimu" que significa "décimo"
Mili do latim "millesimu" que significa "milésimo"
Micro do grego "mikrós" que significa "pequeno"
Nano do grego "nánnos" que significa "anão"
Pico do italiano "piccolo" que significa "pequeno"
Femto do dinamarquês "femten" que significa "quinze"
Atto do dinamarquês "atten" que significa "dezoito"
zepto e zetta derivam do latim "septem" que significa "sete"
yocto e yotta derivam do latim "octo" que significa "oito"

Conversão entre unidades:
cavalo-vapor 1 cv = 735,5 Watts
horsepower 1 hp = 745,7 Watts
polegada 1 in (1??) = 2,54 cm
pé 1 ft (1?) = 30,48 cm
jarda 1 yd = 0,9144 m
angström 1 Å = 10-10 m
milha marítima =1852 m
milha terrestre 1mi = 1609 m
tonelada 1 t = 1000 kg
libra 1 lb = 0,4536 kg
hectare 1 ha = 10.000 m2
metro cúbico 1 m3 = 1000 l
minuto 1 min = 60 s
hora 1 h = 60 min = 3600 s
grau Celsius 0 ºC = 32 ºF = 273 K (Kelvin)
grau fahrenheit =32 + 1,8 x ºC

Os Dez Números Arábicos
Os símbolos tem a ver com os ângulos:
o 0 não tem ângulos
o número 1 tem 1 ângulo
o número 2 tem 2 ângulos
o número 3 tem 3 ângulos
etc...

As Datas de Casamento:
1 ano Bodas de Algodão
2 anos Bodas de Papel
3 anos Bodas de Trigo ou Couro
4 anos Bodas de Flores e Frutas ou Cera
5 anos Bodas de Madeira ou Ferro
10 anos Bodas de Estanho ou Zinco
15 anos Bodas de Cristal
20 anos Bodas de Porcelana
25 anos Bodas de Prata
30 anos Bodas de Pérola
35 anos Bodas de Coral
40 anos Bodas de Rubi ou Esmeralda
45 anos Bodas de Platina ou Safira
50 anos Bodas de Ouro
55 anos Bodas de Ametista
60 anos Bodas de Diamante ou Jade
65 anos Bodas de Ferro ou Safira
70 anos Bodas de Vinho
75 anos Bodas de Brilhante ou Alabastre
80 anos Bodas de Nogueira ou Carvalho

Os Sete Anões:
Dunga – Zangado – Atchin – Soneca – Mestre – Dengoso – Feliz

Você Sabia?
1 Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: "O Killed" (zero mortos). Daí surgiu a expressão " O.K." para indicar que tudo está bem.

2 Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao referirem-se a São José, diziam sempre " Pater Putativus", (ou seja: "Pai Suposto") abreviando em P.P. Assim surgiu o hábito, nos países de colonização espanhola, de chamar os " José" de "Pepe".

3 Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história: Espadas: Rei David (Israel) – Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedónia) – Copas: Carlos Magno (França) – Ouros: Júlio César (Roma)

4 No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito " é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus ". O problema é que São Jerónimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra " kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "kamelos" são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A ideia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?

5 Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio repetia " Kan Ghu Ru", e portanto adaptaram-no ao inglês, "kangaroo" (canguru ). Depois, os linguistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: "Não te entendo".

6 A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar e o índio respondeu " Yucatán". Mas o espanhol não sabia que ele estava informando "Não sou daqui".

7 Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, chamada "PEDRO IVO". Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D. Pedro I, que quando foi Rei de Portugal, foi aclamado como "Pedro IV" (quarto). Pois bem, algum dos funcionários da Prefeitura, ao pensar que o nome da rua fora grafado errado, colocou um "O" no final do nome. O erro permanece até hoje. Acredite se quiser...

sábado, 24 de maio de 2008

Aceitam-se comentários!

Uma pequena brincadeira com alguma da minha malta....aceitam-se comentários!



Don't send a lame eCard.
Try JibJab Sendables!

sábado, 17 de maio de 2008

O Benfas segundo S. Acácio

Voltei...não sei muito bem por quanto tempo, mas voltei.
Espero conseguir regressar com alguma frequência, sinal de que ainda digo baboseiras que acho condignas deste blog.

Enfim...só voltei para falar do meu SL e B, do Benfas, do Glorioso...E como agora tudo será diferente (ou não). Acabou o Benfica RCJ e começou o Benfica RCD (para quem não entendeu, Rui Costa Jogador e Rui Costa Dirigente - RCJ e RCD)

Deu barraca com a falha na contratação do Eriksson (digamos que não havia necessidade de avisar a imprensa toda para dar nisto...) e para prolongar o efeito barraca, fala-se no Quique Flores. Epá, com o Manuel Machado faz-se o mesmo efeito! Se é só pra ficar um ano ou dois...Pessoalmente, no que me toca como adepto e dirigente de banco de cozinha e sofá da sala, preferia o Cajuda ou o Jesus (confesso que queria ver o Carlos Brito mas esta ultima chicotada no Leixões...)
Jogadores? Mais não! Isto agora virou moda nos lados da Luz não? Já não é á meia duzia...é ao contentor deles! Pra ganhar rios de €€€€ e nem jogam, e os que ainda jogam são mauzinhos (não é Edcarlos?)

Estou cá pra ver.

Para ajudar á festa recebo esta pérola de um adepto do outro lado da 2ª Circular...

Mantorras é que sabe!...

O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao Mantorras para dar uma nota
numa escala de 1 a 10 ao Benfica.
Mantorras 'dispara':
- Nota dez, professor.
- Dez?!?
- Sim... Dézorganizado, Dézmotivado, Dézestabilidado, Dézactualizado,
Dézqualificado, Dézanimado, Dézmoralizado, Dézordenado, Dézactivado e
Dézmantelado.
Diz o Professor:
- Bem, dez vezes dez, dá cem.
- É isso professor... Cem vergonha, Cem títulos e Cem nada!!!

É um fartote... Concordo com o Mantorras! E tu?


PS: só quero ver se a UEFA castiga o FC do P, por causa do "apito final" ou "dourado" ou o que quer que seja...o meu Benfas na pré-eliminatória da Champions com esta maltinha que por lá anda...Deus me livre e guarde de semelhante castigo!!!

terça-feira, 11 de março de 2008

Quiriquiriquiquiri

É um facto: Neto e Falâncio (Homens da Luta, Vai Tudo Abaixo, SIC Radical)

http://www.vaitudoabaixo.com/homensdaluta/

Um must...para quem aprecie o facto de ser uma rábula aos sindicalistas que parecem cristalizados no tempo em tudo...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Pequeno prontuário da lingua Arsenalista.

Tendo em conta a especificidade da área onde se encontra e a mescla de originários de outras localidades do país, criou-se uma série de expressões apenas ao alcance dos que ali trabalham ou já por lá passaram, autênticas pérolas para quem está de fora desta realidade.

Agarrou (o gajo ~) - Diz-se daquele que prolonga o fim de semana, não aparecendo para trabalhar na 2ª feira.
Amaricano (ou estrangeiro) - Dito assim mesmo, é o nome dado a alguém que é estranho aos locais. Muito usada para se referir a estranhos ao serviço ou no refeitório.
Amnistia (veio a ~) – Diz-se no início do ano, quando se tem novamente dias de férias para gozar.
Azedo (um picozito a ~) - o m. q. homossexual.
Borrego
– O mesmo que Cabrenázio.
Broche [alfinete de peito ou camafeu] – Diz-se isto de um trabalho bastante complexo e de difícil execução.
Bufo – O mesmo que chibo.
Cabrenázio – Eufemismo para cabrão (nome mais chamado entre AA’s e sem maldade).
Camarada – Colega de trabalho
Cascos – Pés.
Chanfra - diminutivo de Chanfrado; maluco.
Chibo – Delator, queixinhas. Regra geral, queixam-se dos colegas ao chefe.
Chispes – O m.q. cascos.
Com a cabeça! (Dá-lhe ~) – Quando alguém bate ou esmurra algo sem razão aparente.
Deves andar desconfiado... - Dito ao operário que, por sistema, sai mais cedo.
Empilha campinos – Toiro.
Encostar ás tábuas – Expressão tauromáquica usada para definir o não fazer nada.
Engraxador – Bajulador.
Espanta campinos – O m.q. empilha campinos
Estragámáquina - Operário que tem o dom de Midas, mas ao contrário, isto é, onde toca, estraga!
Estragámusica - Aquele que tem a mania que canta bem mas que só desafina; usada também para quem faz muito barulho no local de trabalho.
Falar com o teu amigo – Dito com uma conotação negativa, significa ir falar com alguém que não é muito apreciado.
Fazbarulho - Operário que fala muito alto.
Fazer como manda a cartilha (ou sapatilha) – Executar um trabalho com grande aprumo e zelo.
Gaivota
- Aquele a quem tudo faz jeito lá em casa e como tal, tenta arranjar forma de o levar.
Gancharia – O mesmo que fazer gancho.
Gancho (fazer ~) – Trabalho feito em proveito próprio utilizando material da casa, biscate.
Iiinchaaa - pingarola; Nome dado áquele que bebe muito.Esta expressão é "alongada", isto é, prolonga-se a silaba de forma a soar igual ao que está neste exemplo.
Ir ao beija-mão – Pedir um favor a um chefe, regra geral para se “limpar” de algo ou apenas para “engraxar”.
Loba – Nome dado á mulher/namorada/amiga mais jeitosa.
Má vizinhança - Operário que faz muito barulho ou muito lixo com a ferramenta ou a desempenhar a sua função.
Maçaneta – O braço direito do chefe.
Mala (ou ~ desarrumada) - maluco; não muito certo das ideias.
Malete - o m.q. mala
Marginal
– O mesmo que pinante.
Mexicano (ou balachon) – Diz-se daquele que não toma banho todos os dias, não cuida da sua higiene.
Moinante – Expressão da qual derivou pinante, com o mesmo significado desta.
O bacalhau estava salgado – Expressão usada quando se tem a boca seca da bebida, por beber demais e, como tal, bebe muita água.
Obra – Qualquer mulher minimamente apetecível que passe no raio de visão.
Padrinho – Protector, regra geral num cargo de chefia com poder de decisão.
Panta – Mentira, mentiroso.
Pantomineiro – Mentiroso, aldrabão.
Paraquedista - Mais usada no refeitório. Definia um elemento estranho á mesa, sendo secundado por um olhar para o tecto, como que em busca de um buraco.
Passarinhar
- Deambular, passear durante a hora de trabalho
Pega ás dez
- Aquele que não chega a horas, atrasa-se.
Penalti – Diz-se quando se tropeça em algo.
Pinante – Aquele que constantemente chega atrasado ou não vai trabalhar por qualquer motivo, ou ainda por sair constantemente mais cedo, evitando desta forma trabalhar.
Pincel – O m.q. Broche.
Pisar a relva - nome dado a manifestações espontâneas de descontentamento em frente ao edifício da Administração.
Pôr muita manteiga no pão - Usada para expressar o descontentamento em relação ao abuso de confiança.
Preto da Casa Africana (carregado como o ~)
– Diz-se quando se vai excessivamente carregado.
Sentar o cu no mocho – Ser chamado á responsabilidade por um dirigente.
Ser chamado á pedra – O m.q. o anterior.
Serão á Magalhães - Trabalhar horas extra de borla. Deve este nome a um operário que, por esse motivo, ficou imortalizado nesta expressão. É, regra geral, dito a titulo depreciativo.
Sota – O m.q. maçaneta.
Sucateiro - Aquele que trabalha mal; operário que constantemente viola as regras do bom trabalho, usando mais o desenrasca em detrimento deste; aquele que só guarda sucata.
Unha Rachada – Toiro.
Unhas – o m.q. cascos.
Viesses para cá quando eu vim! - manifestação de antiguidade dos mais antigos, em regra, quando os mais novos se queixam do excesso de trabalho para eles e da mingua para os outros.

E, como em todo o lado, também se desenvolveu um vernáculo próprio…

E fulano de tal é um homem... [uuui!]
Tu é que fazes bem… [b*****!]
Ele é que a leva direita… [na p****!]
Alguém aqui me ajuda a endireitar isto? (ou a por isto de pé?)
Põe mas é as mãos no chão!
Cabrão é o marido da tua senhora!
Teu filho não, filho da tua mulher…Recebes é o abono da criança!
Alguém quer este?
Levar uma f*** á tua conta.
Cravar-se nele como gente grande.
Uma passagenzinha (ou toque) a ganhar.
Azar é cair de costas e partir o c******.

domingo, 20 de janeiro de 2008

O Frango

Já passavam das 17:00 quando os Frigorificos e os Toys'r'us se juntaram para uma peladinha. O campo por trás da escola era o local ideal para tal. Duas balizas com rede e um pequeno muro a toda a volta, além das marcações existentes no chão asfaltado, tornavam-no quase perfeito. Distribuidos os lugares de cada um ,inicia-se o jogo. Naturalmente a 20 a hora, porque depois de um dia de trabalho nem todos têm pernas. Num ritmo de parada e resposta, e a meio de muita animosidade, falta de aderência nos ténis de uns (imaginem um carro de F1 com pneus lisos e a pista molhada...) e excesso de aderência nos ténis de outros (mais uma vez apelo á vossa imaginação e imaginem-nos calçados com botas em cimento...) o jogo vai prosseguindo, com entradas de arrepiar do Noddy, as derrapagens do Farfalha ou o ritmo de cruzeiro do M. Com o resultado a favor dos Toys'r'us, o Combinado, jogador dos Frigorificos, decide-se por um remate do meio da rua. Vandaime grita, como é hábito, “É minha!” para alertar o Batatina, central de serviço, que ia sair-se e apanhar a bola. E o escândalo aconteceu. Uma hesitação fê-lo perder a noção de distância, a bola passa pelas luvas, bate no chão em frente ás pernas, passa entre estas e vai aninhar-se na rede á guarda de Vandaime.

Risada geral entre os Frigorificos, desespero na face de Vandaime que apenas conseguiu balbuciar “olha, já não é...” e entre ameaças veladas e facas na liga, lá chega o jogo ao fim com um empate...e um valente frango.