domingo, 21 de setembro de 2008

Tourada na Granja

Este sábado houve tourada na Granja. Tourada mesmo, numa arena própria, com toureiros e tudo. Lá fui eu mais a Cátia e os pais dela (o meu sogro é de lá) e mais umas centenas de pessoas para a pequena arena da Granja assistir á tourada da festa lá do sitio, como todos os anos. Não é como ir ao Campo Pequeno, nem tem nada a haver com essas touradas transmitidas na TV. Os toureiros, sabendo que há TV a filmar, têm uma atitude diferente. Sério.
Confesso que não percebo muito de tourada mas é um espectáculo diferente. Também não compreendo o porquê de haver tanta gente contra a tourada. Eu acho que deveria ser como em Espanha: o touro seria morto logo na praça, para pôr fim ao sofrimento do animal...mas adiante.
Aquela malta dos forcados devem ser passados do juizo, de certeza. Então há 8 gajos a meterem-se a frente de um animal acossado, com cerca de 300 kg no minimo, para o agarrarem de frente? E o maluquinho sou eu? Ah pois é...
Mas o que realmente me chamou a atenção para aqueles gajos foi o facto de não desistirem. Mesmo indo pelo ar, ensanguentados, ou levando marrada de criar bicho capaz de lhe partir ossos, eles voltavam sempre para mais! E com roupa toda esfrangalhada metiam dó...entravam tão bem vestidos para sairem todos rotos...
Nesta pequena praça perdida nos confins de Portugal, perto de Espanha, a tourada é motivo de orgulho para os locais. E se nas corridas que vemos na TV, vemos flores a serem lançadas para a arena, aqui...vê-se minis e latas de Sagres a serem lançadas ao forcado que agarrou o touro pela cabeça. São modas...mas e se a moda chega a Lisboa? Acho que seria bem melhor para o forcado, que agradeceria a gentileza.

1 comentário:

restaurante O CANGALHO disse...

300kilos? aqueles animas tem mais de 500 e tal