sexta-feira, 16 de março de 2007

Pandora

Muito tenho eu ouvido falar sobre esta piquena (e muito provavelmente muitos de vocês também...) mas não tinha conhecimento da real história da Caixa de Pandora (não, não é da Caixa de Aposentações e muito menos da Caixa Geral de Depósitos.)

Conta a Mitologia Grega que Zeus ordenou a criação da primeira mulher e lhe deu o bonito nome de Pandora (era para ser Cátia Vanessa mas os outros deuses não deixaram. Zeus ainda propôs Soraia Alexandra mas mandaram-no dar uma curva ao bilhar grande). A Deusa da Sabedoria, Atenas, que pelos vistos era a madrinha da cachopa, deu-lhe muitos talentos (não confundir com talentos escondidos nem com a moeda da época com o mesmo nome) e Zeus, encantado, presenteou-a com uma caixa. Caixa essa onde estavam enclausurados todos os males da Terra. A piquena cresceu, fez-se uma mulherzinha, veio para a Terra, e casou com Epitemeu, o primeiro homem (Obrigado, meu Deus por me livrares de um padrinho que me desse tal nome!).
O homem, com tanta coisa boa para fazer com a Pandora, com tanto sitio bom para meter a mão (e pelo que rezam as histórias da altura a Pandorinha era boa como o milho e não era muito tímida nessas coisas...) foi logo mexer no pior sitio...na caixa da Pandora.Podia ter mexido em todo o lado mas não...Tinha de ser na caixa! E pimba! Á conta desse malandro, todos os males se abateram sobre a Terra.

E desde então vivemos para sempre felizes neste cantinho á beira mar plantado...haja guerras, tsunamis, furacões ou derrames de crude, passa-nos tudo ao lado! Será que a Caixa de Pandora foi aberta cá por estas bandas?Sim, porque se não acontece cá nada...é porque os males têm de sair de algum lado não????Terão as suas origens em algum sítio, nisso estaremos todos de acordo! Ah...na mitologia grega, a unica coisa que fica no fundo da caixa e de lá não sai é a esperança. Ainda não estão convencidos de que este rectângulozinho á beira-mar plantado não é mais do que A caixa de Pandora?

Sem comentários: