terça-feira, 13 de março de 2007

Engenheiro?Não, obrigado!

Ontem, tive um acesso de loucura (sim, pois isto não tem cura!De quando em vez a malta tem recaidas...) e fui-me inscrever para fazer provas de acesso para o Ensino Superior. Coisinhas muito acessíveis como Física e Matemática, para uma possível entrada em Electrotecnia ou algo que o valha. Contudo, estive a ver as áreas técnicas a que me poderia candidatar e... fiquei parvo. Só três anos para formar um licenciado?Não era mais tempo? É por causa dessa coisa de Bolonha mas que nada tem a haver com a massa nem com a carne da mesma terra que sabe tão bem e que se come em restaurantes italianos?

Mas algo está errado nesta história. Eu, Acácio Jardim Martins, ENGENHEIRO?Seja lá do que seja? Eu, anti-engenheiro convicto,formar-me em engenharia de qualquer coisa?
Eu,defensor da teoria de que é preferível formar pessoas desde a base (do zero,por exemplo) e promovê-las até ao topo de uma carreira de forma a poderem ter conhecimento prático da função e exercer funções de chefia com mais precisão, melhor coordenação e conhecimento do que se passa no terreno de forma a não meter os pés pelas mãos,como os ENGENHEIROS?
Há um ditado lá onde trabalho que passa de geração para geração de trabalhadores e que sempre fez sentido: Quem sabe,sabe...Quem não sabe, é chefe!

Enfim,voltando ao assunto, há algo que eu gosto de sobremaneira mas não sei se tenho estofo para tanto... seria Gestão de Recursos Humanos. Desconheço a realidade a nível de emprego mas acho que seria uma área bastante interessante e em que eu me poderia identificar (apesar das minhas raizes não serem propriamente isentas e terem uns tons um tanto ou quanto avermelhados...mas pronto.).
Mas infelizmente, para meu grande mal, há um velho dizer popular que diz «nunca digas desta água não beberei»...

1 comentário:

Anónimo disse...

Tu "inginheiro" ??????
tá boa !!!!!
Pedro Figueiredo