segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Khatchaturian,um desconhecido.

Pelo nome do piqueno, facilmente a malta se apercebe que é de Leste. Vou dar uma ajudinha: é da Arménia. E dizem voces (e com razão!), almas caridosas que ainda acreditam na minha remissão a nivel de sanidade mental, "Olha-me este armado em entendido...mas quem é este marreta que ainda por cima tem um nome esquisito?". Eu aprendi desde cedo que tudo o que é boa informação tem obrigatoriamente de ser partilhado por todos (o que é passível de partilha, claro!). Continuando...
A descoberta foi, como o tipico tuga faz, acidental. Vinha da escola e a ouvir a Antena 2, as usual pois ajuda-me a descontrair durante a condução (antes para descontrair era coisas tipo Prodigy e assim...) e ouço uma valsa que, para mim, tinha algo de diferente, nada tinha a haver com as famosas valsas austriacas, que embalam. Aquela tinha o ritmo de uma valsa vienense mas em vez de ser aquela musica melosa que todos nós conhecemos, fazia lembrar uma marcha. "Mas que raio?..." penso eu. Contudo, á porta de casa já, não abandonei o carro enquanto não acabou a musica e o apresentador do programa anunciou o nome de Aram Khatch-qualquer coisa-ian " e que foi extraida da sua obra Masquerade.
Apenas o conheço há pouco, mas a sua obra é por demais conhecida. Quem não se lembra da banda sonora de "2001 - Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrik? Quase toda ela foi extraida da obra para bailado Gayanne. Ou ainda The Sabre Dance, peça que surge no fina de outra obra para bailado Spartak (ou Spartacus)?
Procurem, tentem ouvir...acho que é de facto uma boa escolha para apreciadores. Para inicio de pesquisa podem ir pela Wikipedia...

Sem comentários: