terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

...E ela mexeu-se!

Enfim...A grande noticia do dia foi o sismo ao largo de Lagos e que se fez sentir aqui mesmo na Torre da Marinha.
Pelo que sei até no Porto sentiram alguma coisa. Estava a conduzir á hora do sismo. Senti o carro fugir um pouco mas nada de especial...pensei ter um pneu furado. Já não era a primeira vez que me acontecia, desta feita em plena Via Rápida.
Passado um bocado ouço, vindo do telemóvel, o "Edelweiss", musica que identifica chamadas da Cátia.


"Estou, mor?Não sentiste nada?"- pergunta-me ela, com aflição na voz.
"Não...porquê,devia ter sentido?"
"Sabes,senti um tremor de terra..."
"Hã?"


Primeiro, não acreditei ("Tremores de terra não é?Deve estar dormente de tanto estudar sentada!") depois lá ouvi comentar na rádio que, de facto, tinha havido um sismo.
"Estúpido! E dentro do carro não senti nada...Se fosse a sério tinhas ido desta pra melhor!"
Chegado a casa da Avó Gilda, num tempo que faria corar de inveja o Prost ou o Piquet, ouço a mesma pergunta: "Então, filho, o teu Benfica?...Sentiste o tremor de terra há bocadinho?"(NDR: Dia em que o Glorioso perde, é a primeira pergunta que faz...) "Não, vó...vinha no carro...". O avô Silva vira-se e confirma que também não sentiu nada. Um formigueirozito quando estava na fila do banco e pouco mais, disse ele.Após tapar o buraco no estômago com dois ovos e duas ou três salsichas (já era hora de almoço), abalei pra casa onde encontro a Cátia, de roda dos livros, parecendo que ali tinha passado um furacão também, para além do sismo.


"Então, mor? Como foi? Não senti nada..." - atirei eu.
"Olha, eu senti e ouvi! Primeiro pensei que tivesse sido um camião a passar desembestado rua abaixo (já não era o primeiro...) depois..."
"Um camião? Desembestado? No minimo espantava-se contra a escola..."
"Espera...depois, como o senhor que faz as contagens da água tinha tocado antes,pensei que o homem se tivesse escalitrado das escadas!"
"...E o homezito fazia um basqueiral daqueles de fazer mexer o espanta espiritos e os copos no movel e tudo...sim senhor..."
"Mas a minha preocupação, mor, era se acontecesse outro a seguir!Não sei o que faria!"
"Fugias para a rua?" -Disse eu, com o ar mais descontraido possível.
"Sim, eu sei, mas de pijama??" - pergunta ela, preocupada.


Moral da história: Se houver um sismo, estejam pelo menos bem vestidos!

Sem comentários: