segunda-feira, 23 de junho de 2008

Isto assim vai lá....

O Governo democrático e maioritário do PS tem por hábito quando é confrontado com realidades, apontar os canhões para o PSD, seu parceiro do «Bloco Central de Interesses».

Mas agora, todos ficam a saber : os que têm iates e embarcações de recreio que através do Artº 29 do Cap.II da Portaria 117-A de 8 de Fevereiro de 2008, beneficiam de gasóleo ao preço do que pagam os armadores e os pescadores.

Assim todos os portugueses são iguais perante a Lei, desde que tenham iates...

É da mais elementar justiça que os trabalhadores e as empresas que tenham carro a gasóleo o paguem a € 1,42 e os banqueiros e empresários do 'Compromisso Portugal' o paguem a € 0,80 e é justo, porque estes não têm culpa que os trabalhadores não comprem iates!!!

sábado, 21 de junho de 2008

Para casa mais cedo ou manda saudades que cá não deixas nenhumas!

Não, não é uma campanha de prevenção da Segurança Rodoviária, nem tampouco uma frase retirada de um qualquer botequim de ocasião. Foi o que aconteceu com a nossa selecção de futebol no Europeu da modalidade, organizado em simultaneo pela Suiça e pela Austria.

Scolari foi traído pelo seu minino com voz de menina. Aquilo não se faz. De facto, ter um padrinho que o defende contra ventos e marés durante 5 anos e meio e depois dar-lhe estas pagas...é tipico de português. O sueco do apito tinha um qualquer problema também com alguns lances em que os portugueses eram vitimas: alguma cegueira selectiva? Talvez, mas isto de falar depois de perder é suspeito. Tem que haver sempre um culpado,a culpa não pode morrer solteira....
Mas adiante. Portugal desta vez perdeu com a Alemanha, uma senhora de respeito e não com uma intragável Grécia ou mesmo com a jurássica França. Mesmo que a Alemanha não jogasse nada iria sempre ter a hipotese de não perder o jogo, pelo menos logo assim de repente. Sempre foram uma grande potência, mesmo não tendo grandes jogadores. Lá estou eu a desculpabilizar os Tugas...não pode ser. Portugal ganhou bem o respeito dos grandes da Europa com bons resultados e boas exibições.
Continuando. Com a saida do Scolari,a selecção de Portugal corre o risco de ficar de novo á mercê da vontade dos presidentes dos clubes em escolher um treinador que sirva melhor as suas vontades do que as necessidades da Selecção. É um facto que apenas depende do Dr. Madail para não acontecer mas não estou a ver um treinador independente português para a Selecção. Hoje li o nome de Jorge Jesus (!).Já estou a especular...vamos lá ver se paro com isto...
Conclusão que retiro deste Europeu: Apesar de achar que o Sr. Scolari foi profissional, também considero que se terá vendido, precipitando-se a sair mais cedo que o previsto. O discurso dele mudou significativamente assim que a Alemanha foi derrotada pela Croácia. O anuncio da saída foi feito com o proposito de preparar toda a gente para o que ai vinha. Ele foi profissional até saber que a Alemanha se cruzaria no nosso caminho. Entre estas e outras atitudes, deveremos lembrar que foi ele quem fez com que Portugal fosse visto como uma selecção respeitável, capaz de se bater ombro a ombro contra os melhores. Só não lhe desejo boa sorte no Chelsea (apesar de ser meu clube de eleição em Inglaterra desde que me lembro) porque não gostei da atitude dele perante nós.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Uma nova adição ao blogue

Se estiverem atentos, vão reparar que por baixo do meu perfil tenho lá uma musicazita. Pois está lá porque achei piada...nunca tinha nunguém expressar tão bem o que pensa sobre um treinador de futebol, neste caso o Paulo Bento.

Ouçam essa pérola e depois digam qualquer coisa aqui ao piqueno... :D

[Em tempo: a pedido de varias familias, retirei a musica. Pois os espanhóis do Benfas também nos dão agruras...]

domingo, 8 de junho de 2008

Cultura é bom mas sendo demais...

Aqui há uns tempos atrás deu-me a curiosidade de saber o significado de variadíssimas palavras e a sua origem. Descobri esta autêntica "caixa de Pandora" na palavra anfitrião.

Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena,a mãe de Hércules. Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena, e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para montar guarda no portão. Uma grande confusão foi criada, pois evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus, e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma mulher escolhida por um Deus. Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de aquele que recebe em casa.

Temos portanto, uma conclusão terrivelmente lógica: anfitrião não é mais do que um sinónimo para CORNO MANSO E FELIZ!
Conclusão disto: Cultura é bom, mas sendo demais, é uma merda!
Corolário de Pandora: Cuidado quando vos chamam de anfitriões...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

EMBRULHA!


Não é minha esta imagem...é de um outro blogue da concorrência. Mas garantidamente está um espectáculo!
Dá-me um certo gozo ver que estes rapazotes foram punidos pelas trafulhices esquemáticas e corruptas do Papa Pinto da Costa. Enquanto a UEFA não decide a favor deles (sim eu ainda acredito nestas coisas!) deixem-me gozar o prato. A mim e a pelo menos mais 6 ou 7 ou mesmo 8 milhões de adeptos!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Não há cartelização dizem eles!!!

Ele há coisas que me deixam maluco...ora vejam lá se isto é alguma coisa...transcrevi esta pérola deste sitio...

«Não há cartelização de preços», diz Autoridade da Concorrência
Não há um acordo entre os operadores que actuam no mercado português, nem abuso de posição dominante pela Galp Energia. O preço só é mais caro em Portugal do que em Espanha devido ao peso dos impostos.

«Não encontrámos indícios de que tenha havido qualquer entendimento ilícito entre dois ou mais operadores do sector e não encontrámos porque a informação está disponível e todos sabem os preços de cada um e os preços internacionais», sublinhou Manuel Sebastião, presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), que falava numa audição na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional onde apresentou uma síntese dos resultados da investigação aos preços dos combustíveis pedida pelo ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho.

Segundo Manuel Sebastião, a AdC procurou identificar comportamentos ilícitos, «mas não conseguiu».
«Num mercado em que os preços nacionais antes de impostos são fortemente determinados pelos preços internacionais e uma vez que todos conhecem o que os outros fazem, os operadores tendem a adoptar um paralelismo de comportamento», justificou.«Não encontrámos indícios e o paralelismo [de preços] resulta de uma adaptação ao mercado», reforçou Manuel Sebastião, concluindo que não houve infracção ao Artigo 4º da lei da Concorrência consagrado às Práticas Proibidas. Quanto à Galp ter uma posição dominante, Manuel Sebastião afirmou que a AdC questionou se haveria violação do Artigo 6º da lei da Concorrência, que proíbe o abuso de posição dominante.
«Não identificámos indícios que apontem para a não verificação da correspondência razoável entre os preços por grosso e a retalho face ao aumento dos custos da matéria-prima. Não havia indícios de prática de preços excessivos por parte da Galp», frisou.

A culpa é dos impostos


A AdC concluiu assim que o preço médio da venda ao público dos combustíveis só é mais elevado em Portugal devido ao peso dos impostos.«Constata-se um diferencial estatisticamente nulo do preço médio de venda ao público antes de impostos daqueles combustíveis entre Portugal e Espanha», diz o estudo. De acordo com o relatório, a principal componente da formação dos preços de venda ao público em Portugal é a carga fiscal (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e IVA) que corresponde a 59,2% do preço da gasolina 95 e a 47% do preço do gasóleo. O preço à saída da refinaria representa, no caso da gasolina, cerca de 31,4% do preço e no caso do gasóleo cerca de 42,2%, enquanto a componente retalhista corresponde a cerca de 8%do preço do primeiro combustível e 9,2% do segundo. Para o preço de venda ao público, contribui ainda a armazenagem e o transporte que equivalem a 1,4% na gasolina e a 1,6% no gasóleo.
Retirada a componente fiscal, diz a AdC que cerca de 80% dos preços de venda ao público da gasolina e do gasóleo deve-se ao preço à saída da refinaria, não excedendo a componente logística - armazenagem e transporte - 3,5% deste preço.


...e ainda querem que eu acredite nestes sacanas....Não há cartelização mas se um sobe o preços os outros também os sobem! E isso é que é a concorrência e a autoregulação do mercado??? Parafraseando um grande pensador da nossa praça, "e o burro sou eu???"

segunda-feira, 2 de junho de 2008

...e agora o Europeu....

Devo de ser das poucas pessoas, para além da D. Ermelinda da pastelaria e do Sr. Eurico do rés do chão esquerdo do prédio da frente, que ainda não opinou sobre a Selecção.
E, como cidadão alerta e atento e português típico (o que só fala mal dos outros e o que ele faz é que está sempre correcto) vou então opinar sobre a equipa de todos nós.

É um facto: Scolari deve ter alguma ligação muito forte com o Ricardo (da voz fininha que ainda vai acabar a fazer as dobragens dos desenhos animados do Rato Mickey em Espanha). Com o Ricardo ou com a respectiva cara metade...mas isto sou eu a mandar bocas ordinárias pró ar. Eu estou cá desconfiado que se o Ricardito tivesse uma perna engessada ao peito era convocado na mesma. Em relação aos restantes, bem... poderia começar logo pelo Petit, pelo Hélder Postiga e ainda pela Lurdes (para quem não sabe, é o Nuno Gomes). O Figo ainda fazia uns 45 minutos de nivel e ajudava esta selecção pois não há um lider experiente, visivel, com tarimba de altissima competição...Eu, na minha humilde e gratuita opinião, acho que a nossa Selecção peca por verdura, que é como quem diz, são um bocadito tenrinhos para aquelas andanças...

Mas para ver essas coisas tá lá o amigo do "Murtosa", o shôr Scolari, o tal que um dia dizia "...e eu é que sou burro? E eu é que sou ruim?", capaz de tudo, inclusive bater num sérvio durante um jogo de qualificação para o Campeonato da Europa que se ia atirar ao "minino" Quaresma.

Desta rapaziada espero o melhor possivel para eles...de preferência que apanhem a Grécia na final e façam deles os "cabeçudos" da nossa festa.